quarta-feira, 26 de março de 2014

Compartilhamos sugestões e ações dos/as pedagogos/as e diretores/as das escolas municipais de Guarapari que podem ser incorporadas no seu Plano de Intervenção pedagógica para combater a distorção idade/ ano (série) e as dificuldades de aprendizagem.

ü  Selecionar o professor de acordo com o perfil a turma;
ü  Analisar os relatórios dos alunos do ano anterior;
ü  Elaborar diagnóstico inicial dos alunos;
ü  Mapeamento da sala (teórico, não físico) agrupando as dificuldades dos alunos, bem como as hipóteses da escrita;
ü  Fazer planejamento dirigido, adequando o conteúdo à realidade da turma.
ü  Ter coragem para mudar o que for necessário, não dar sequência a ciclos de fracasso escolar;
ü  Aproveitar o professor substituto, estagiários e bibliotecários (quando houver) para assistir pessoalmente ou em pequenos grupos os alunos defasados;
ü  Integrar o Programa “Mais Educação” aos planejamentos focando as dificuldades dos alunos;
ü  Assistir alunos no contra turno;
ü  Trabalhar com a motivação a autoestima do professor;
ü  Estudar com a equipe pedagógica o tema: avaliação;
ü  Levar sugestões de atividades para os docentes;
ü  Criar novas estratégias de ensino, potencializando os projetos da própria escola, como “sexta cultural com a família” em que os alunos fazem apresentações artísticas de temas prioritariamente estudados na sala de aula;
ü  Promover ações para promover o envolvimento e a parceria com as famílias como: reuniões, eventos, palestras, etc.(com os devidos registros e assinaturas);
ü  Reunião de pais dos alunos que foram reprovados. Chamar pessoalmente os que não comparecerem às reuniões;
ü   “Olhar” para alunos com histórico de repetência com afeto e carinho, valorizando-os promovendo e trabalhando sua autoestima;

ü  Planejar metas de aprendizagem com os alunos.
(Elaborado na reunião do dia 25/03/14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário