ü Selecionar
o professor de acordo com o perfil a turma;
ü Analisar
os relatórios dos alunos do ano anterior;
ü Elaborar
diagnóstico inicial dos alunos;
ü Mapeamento
da sala (teórico, não físico) agrupando as dificuldades dos alunos, bem como as
hipóteses da escrita;
ü Fazer
planejamento dirigido, adequando o conteúdo à realidade da turma.
ü Ter
coragem para mudar o que for necessário, não dar sequência a ciclos de fracasso
escolar;
ü Aproveitar
o professor substituto, estagiários e bibliotecários (quando houver) para
assistir pessoalmente ou em pequenos grupos os alunos defasados;
ü Integrar
o Programa “Mais Educação” aos planejamentos focando as dificuldades dos
alunos;
ü Assistir
alunos no contra turno;
ü Trabalhar
com a motivação a autoestima do professor;
ü Estudar
com a equipe pedagógica o tema: avaliação;
ü Levar
sugestões de atividades para os docentes;
ü Criar
novas estratégias de ensino, potencializando os projetos da própria escola,
como “sexta cultural com a família” em que os alunos fazem apresentações
artísticas de temas prioritariamente estudados na sala de aula;
ü Promover
ações para promover o envolvimento e a parceria com as famílias como: reuniões,
eventos, palestras, etc.(com os devidos registros e assinaturas);
ü Reunião
de pais dos alunos que foram reprovados. Chamar pessoalmente os que não
comparecerem às reuniões;
ü “Olhar” para alunos com histórico de
repetência com afeto e carinho, valorizando-os promovendo e trabalhando sua
autoestima;
ü Planejar
metas de aprendizagem com os alunos.
(Elaborado na reunião do dia 25/03/14)
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