segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Reflexão, não só para o DIA DOS PAIS!

Pai, quem pode suprir sua falta?

Uma adolescente, de uma escola que trabalhei, teve que ser levada as pressas para o hospital passando mal, pois havia tomado vários comprimidos, de uma só vez. A boca desta jovem tremia. Seus braços frios estavam cruzados. Havia lágrimas em seu rosto. Depois suas colegas de sala disseram que ela queria chamar a atenção dos pais, pois estavam tendo problemas em casa e seu pai não acreditava nela. Perguntei se já conversaram - pai e filha - ela respondeu que não adianta, pois não tem diálogo com o seu pai. Aquele ato inconsequente e desesperado me pareceu uma tentativa de provar aos seus pais que sua existência valia a pena.
É comum ver filhos que cresceram sem o pai, um dia resolverem procurá-lo. Outro dia mesmo uma mãe me contou que seu filho adolescente quis ir atrás do pai. O coração dela, naquele momento, estava escorregadio e trêmulo. Mesmo tendo um padrasto e sabendo que o pai biológico não se importava com ele, lá se foi o garoto atrás do fulano que o gerou. Encontrou-se com ele e ficou mais frustrado e decepcionado ao ter de lidar com o descaso do tal "pai". Soltou-lhe um último adeus encharcado, fez meia volta e saiu. Não consigo lhe explicar a intensidade da decepção deste rapaz. São encontros dolorosos, muitas vezes traumáticos, mas às vezes necessários.
Todos nós conhecemos pessoas que foram criadas sem o pai. A maneira de expressar a dor é diferente, mas o sofrimento é o mesmo de sempre: a dor de não ter um pai presente. Já vi crianças pequenas chorando ao verem seu pai, que há muito tempo não viam. Jovens revoltados, adultos procurando uma maneira de lidar com esta ausência.  E se você não consegue imaginar como é a dor desta falta, pense em um vazio escuro. Pense em cacos de desespero. Pense em cortinas de chuva fechadas ao seu redor.
Pai não machuque com sua ausência!  Ninguém pode suprir sua falta. A mãe não supre a falta do pai na vida do filho, por mais esforços que essa possa fazer.
"_Eu criei meu filho sozinha, fui mãe e pai dele." Já ouvimos isso várias vezes. Mas será que isso é possível? Fiquei impactada com o que uma amiga me disse a respeito disso. Sendo ela mãe de dois rapazes, desabafou que o papel do pai fica vazio no lar, pois não há como substituí-lo, seja com tios, avôs ou mesmo uma mãe dedicada que tenta se desdobrar. O que esta sábia mãe faz então, é deixar que seu filho conviva com outras famílias onde o pai é presente, para que assim o rapaz tenha modelos e referências de um pai.
Todo ser humano precisa de um pai e uma mãe. É muito grave quando nos acomodamos com uma situação ao ponto de aceitarmos ela como algo normal socialmente. Não quero dizer com isso que os filhos devem sofrer com esta questão, a pesar de que, esse sofrimento é inevitável. Mas é necessário que fique bem claro que o lugar de um pai ausente fica vazio na vida da pessoa. É preciso aceitar que existe o vazio, a dor, a falta, para então ser aliviado e curado. Um vazio preenchido com O amor  se torna em contentamento. Somente O amor pode ser o que precisamos - a droga não pode, nem o álcool nem o trabalho excessivo, ou seja, lá o que for que estivermos tentando usar para calar esse eco.
Não permita que seus filhos se desfaçam em pedaços bem na sua frente. Segure essas palavras feito nuvens e as torça feito chuva, para que tragam irrigação e vida à sua família. Vire esta página da sua vida em direção ao amanhecer irradiando luz. Preencha a vida dos filhos com a profundidade do amor e proteção que somente um pai pode oferecer, pois foi planejado pelo criador para isso. Por isso, pai, assuma seu papel, pois, ninguém pode suprir sua falta.

Alexandra Guerra.
alexaguerra.blogspot.com

terça-feira, 29 de julho de 2014

Biblioteca Itinerante na Escola João Batista Celestino.

Incentivando Leitura e Escrita.
Apoio: Parque Estadual Paulo Cesar Vinha/IEMA.

Parabéns pelo trabalho!!



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Projeto Meio Ambiente - "O poder está em nossas mãos".

Parabenizamos o projeto realizado na EMEIEF "Maria Veloso Calmon" 
pela professora Marluce, ações que antecedem à sexta cultural.

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quarta-feira, 9 de julho de 2014

II Mostra Literária “Entre Letras e Fantasias”

25 escolas da Rede Pública Municipal participarão da II Mostra Literária “Entre Letras e Fantasias” com as Temáticas da Diversidade sugeridas como norteadoras para a Mostra: Direitos Humanos, Educação Ambiental e Relações Etnicorraciais. Evento realizado pela Secretaria Municipal da Educação (SEMED).
A Educação em Direitos Humanos, buscando a construção de uma cultura de respeito à dignidade humana por meio da promoção e vivência de valores como a ética, a liberdade, a justiça, a igualdade, a solidariedade, a cooperação e o reconhecimento do outro como sujeito de direitos de uma sociedade.
A Educação Ambiental proposta na Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA- Lei 9795/99) e na Política Estadual de Educação Ambiental (PEEA- Lei – Lei 9265/09) deverá ser abordada, a partir da transversalidade, da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade para a construção de uma sociedade de direitos, ambientalmente justa e sustentável.
A Educação das Leis Etnicorraciais estabelece Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Essa lei altera a lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996, nos seus artigos 26, 26a e 79B. Recentemente a lei 10.639/2003 foi alterada pela lei 11.645, de 10 de março de 2008. É relevante a utilização de materiais e livros que abordem a temática racial que transcendam a sala de aula e ocupem outros espaços pedagógicos, apontamos ainda, a necessidade de se promover experiências de sensibilização e de diálogo com as famílias e a comunidade do entorno da escola.
Destaca-se como prioridade uma gestão comprometida com as diversidades empenhada em promover a igualdade racial, o respeito a diferentes culturas e religiões e o combate ao racismo institucional.

Cronograma da II Mostra Literária: “Entre Letras e Fantasias”
Datas e Escolas:
16/10 Amarelos e José Albérico Lantiman
21/10 Arlindo Gobbi
23/10 João Batista Celestino
27/10 Dalzira Merigueti Merisio e Maria Lino Ramos
29/10 Adalgiza F. Marvilla e Benedita Martins de Souza
31/10 Eliziário L. Dias e Otacília Borges Figueiredo
04/11 Maria Veloso Calmon e Maria das Graças S. Menário
06/11 Constantino J. Vieira e Lúcia Sasso Bandeira
12/11 Ana Rocha Lyra e Eugênio Deoclécio Borges
14/11 Francisco Araújo e Rosa Simões de Almeida
18/11 Jorge Boueri Sobrinho e Cândida Soares Machado
19/11 Maria Marta Dalla Huarcaya e Darcy Ribeiro
21/11 Florisbela Lino Bandeira e Zilnete Pereira Guimarães
25/11 José Antônio de Miranda
Justificativa:
Percebendo a importância de colaborar para que o aluno leia com domínio os diferentes gêneros e compreenda a leitura em seus diversos objetivos, propomos um trabalho de incentivo à leitura; a fim de que os alunos conheçam seus diferentes objetivos e que tenham um maior acesso aos diferentes portadores de texto, especialmente, o literário.
Objetivos:
  • Despertar e incentivar o interesse pela leitura;
  • Facilitar o acesso do aluno aos diferentes portadores de textos;
  • Aproximar o aluno do universo escrito e dos portadores de escrita para que possa manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler;
  • Enriquecer o vocabulário;
  • Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler, observar, criticar, perceber, escrever, etc;
  • Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando sua visão de mundo;
  • Auxiliar o aluno no processo de constituição da sua identidade e na formação de valores éticos;
  • Trabalhar a leitura com diferentes objetivos: busca de informação, de deleite, etc;
  • Contribuir para formação de leitores autônomos e competentes;
  • Propor atividades em que os alunos tenham que perguntar, prever, recapitular, opinar, resumir, comparar opiniões, confrontar...
Estratégias:
  • Definição dos direitos e deveres do leitor;
  • Criação e organização de uma biblioteca de sala;
  • Leitura em grupo, em sala de aula;
  • Leitura dramatizada de capítulos de um livro ou um texto;
  • Produção de cartas para os autores ou para um amigo incentivando a leitura;
  • Produção de murais para divulgação dos livros lidos pelos alunos (Propaganda da leitura);
  • Audição de CD com diferentes gêneros: poemas, contos, lendas, etc;
  • Leituras de gêneros como: contos, causos, poemas, crônicas, romances, jornais, revistas, história em quadrinhos e outros;
  • Exibição de filmes;
  • Pesquisa de bibliografias de autores da Literatura Infantil;
  • Empréstimo de livros da biblioteca;
  • Roda de Leituras;
  • Propaganda da Leitura (atividade oral para o aluno expor sobre a obra que leu e recomendar ou não sua leitura aos colegas);
  • Teatro de fantoches;
  • Leitura dramatizada;
  • Jornal Falado;
  • Leitura compartilhada (feita pela professora e pelo aluno);
  • Formação de alunos leitores;
  • Contação de histórias de assombração por parentes e amigos;
  • Hora do conto, Hora da Lenda, Momento da Poesia e outros (alunos visitarão outras turmas para fazer leituras);
  • Semana do Conto;
  • Jogos de leitura;
  • Monitoramento da leitura trimestral.
Culminância:
Exposição das atividades em dia letivo (conforme cronograma), no qual professores regentes, de Práticas de Leitura e Escrita, Educação Física e Multifuncionais participem de forma que envolvam os pais e comunidade escolar.
Sugestões de Leituras:
  • Livros do Projeto Trilhas;
  • Livros da caixa do PNAIC;
  • Literatura infantil em geral;
  • Biografias e obras de artistas;
  • Sites: MEC, A Cor da Cultura, Portal do Professor, entre outros.

Prefeitura de Guarapari. Juntos Vamos Evoluir!

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Fotos da "Escola de Pais" realizada na EMPEF "Lucio Rocha de Almeida"



A "Escola de Pais" é um veículo de orientação aos pais e mães,disponibilizando e levando até eles informações, recursos e serviços que os ajude quanto ao desenvolvimento infantil e à consolidação das bases de uma educação saudável socialmente e emocionalmente. 









Este é um programa para formação e fortalecimento de pais e famílias, que temos desenvolvido em nosso município e tem tido excelentes resultados.

Fotos da "Escola de Pais" realizada na escola "Constantino José Vieira"






Com a presença da Secretária de Educação Diana Márgara.

Nosso objetivo principal com a “Escola de Pais”  é  preparar e amparar pais e mães oferecendo serviços  de apoio e orientação a estes, para que de forma articulada possamos assegurar a inclusão escolar e uma rede de proteção à infância.





Apresentação das crianças do "Programa Mais Educação"